top of page

Brasil, outubro de 2013: o antropólogo Tiago Pimentel, o cientista político Sergio Amadeu e o programador Rodolfo Avelino, atentos às revelações de Snowden, chegam à conclusão de que algo precisa ser feito em respostas aos constantes ataques à privacidade de cidadãos comuns também no Brasil. Surge a Actantes.

No Chile, em 1997, um grupo de jovens, comovidos com situação de pobreza em que muitas pessoas viviam nos assentamentos, resolveu agir para mudar esse cenário, construindo casas de emergência em conjunto com as famílias que viviam nessas condições precárias. Foi desse modo que surgiu a ONG TETO.

O Instituto Baccarelli é uma associação sem fins lucrativos localizada na comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que tem como missão oferecer a formação musical e artística, com foco em crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que moram na comunidade.

ONGS - São Paulo

          Desde a fundação da Liga Anti-Escravidão na Inglaterra na primeira  metade do século XIX, mais e mais pessoas se deram conta de que, se o Estado e os mercados não forem capazes  de  garantir  o  bem-estar  de  todos  e  partidos políticos,  sindicatos  e  igrejas  não estiverem interessados em lutar por interesses distintos dos seus, é mais do que razoável reunir pessoas  em torno de uma causa e assim, contribuir para a expansão daquilo que se convencionou chamar de Terceiro Setor. Organizações não-governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), associações, fundações: os regimes legais são os mais distintos, mas os problemas e os dilemas são semelhantes.

 

 

          Helmut Anheier, cientista político alemão e renomado estudioso do terceiro setor, define ONG como uma instituição 1) formalmente constituída;  2) não ligada a governo(s); 3) dotada  de  gestão  própria;  4) sem  fins lucrativos e 5) construído  com algum grau de trabalho voluntário. O autor em questão começa a definir o conceito em meio ao boom do terceiro setor logo após a queda do Muro de Berlim.  Com partidos políticos em descréditos e os mercados cada vez mais responsabilizados pelas ambivalências do neoliberalismo, o terceiro setor passa a ser cada vez menos visto como uma parte residual da administração das relações sociais e mais como resultado de uma sociedade civil ativa e mobilizada.

 

 

          Segundo  a  Pesquisa  sobre  Fundações  Privadas  e Associações  sem  Fins  Lucrativos (Pesquisa  FASFIL), havia no Brasil 290.700 organizações deste tipo no mesmo ano. Destas, 18,6% dedicavam-se a complementar a ação  governamental em áreas como saúde, educação, pesquisa e assistência social e 14,6% ao desenvolvimento e à defesa de direitos.  Em Terceiro  Setor:  Primeiros  Passos, há  um  retrato  das  ações  de  três diferentes  ONGs:  a Teto,  de  caráter  assistencial,  dedicada  à  área  de habitação;  o Instituto Baccarelli, voltado à promoção pela educação musical; e a Actantes, focada no advocacy pela privacidade na era digital.

 Primeiros passos 

bottom of page